terça-feira, 23 de julho de 2013

Soldado do exército do Senhor

No antigo testamento diversos nomes são atribuídos a Deus. Encontramos YHWH Sabaoth, traduzido por “Senhor dos exércitos”. Os autores bíblicos usavam esta nomenclatura sempre que Deus estava envolvido nas batalhas de seu povo.
Todavia entre os cristãos é muito comum o predicativo: “Sou um soldado do exército do senhor”.  Mas, será que somos literalmente soldados?
Não sei quantos tiveram a oportunidade de assistir o filme “falcão negro em perigo”. O filme retrata a história verídica de soldados americanos que são enviados a Somália para uma missão de guerra. E em meio ao fogo cruzado, dois de seus helicópteros são abatidos. A partir daí, a missão passa a ser de resgate aos tripulantes mortos que estão expostos aos rebeldes Somálios. Diante disso, a ordem enviada aos comandantes das tropas no campo de guerra foi a seguinte: “Não saia daí antes de trazer todos de volta”.

O teólogo, psicanalista, educador e escritor brasileiro, Rubem Alves, é o criador de uma frase impactante e perturbadora: “A igreja é o único exército que deixa os seus feridos para trás”.

Não é minha intenção afirmar ser ou não correta esta frase. No entanto, sendo idônea ou não, creio que você leitor está alistado no exercito de YHWH Sabaoth (Deus dos exércitos) e tem por obrigação ter a mesma preocupação de Jesus “E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu”. (João 6.39)

Portanto, não abandonemos nossos feridos; façamos da missão dada a Jesus a nossa missão, ou seja, que nenhum dos nossos irmãos se perca; sobretudo, que possamos provar que a frase de Rubem Alves não passa de um grande erro e que o exército do Senhor seja sempre unido e vencedor. Amém!



Marcelo H. Romeu