sábado, 26 de outubro de 2013

UM DEUS FORA DA CAIXA

A razão, pensamento racional e empírico, que hoje faz parte da nossa maneira de inteiração com o mundo e, por vezes com Deus, não nos permite compreender algumas formas do trabalhar e do agir do eterno. A razão traz consigo respostas lógicas e que universalmente encontram uniformidade.
Todavia quando olhamos para a Bíblia, especialmente para o apóstolo Paulo, entendemos que a razão universal nem sempre faz sentido quando se tratando de fé, do divino, do sobrenatural.  O apóstolo diz: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (2 Cor. 12:9).
Impossível compreender as palavras do apóstolo Paulo a partir da razão, a partir do conhecimento lógico. Pois para nós, influenciados por ela, os meios sempre irão justificar os fins, basta que o meio seja correto e o fim terá o efeito desejado. Entretanto, as palavras de Paulo contrariam a lógica, “o poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
Não parece racional tal afirmação, pois racional seria o poder se aperfeiçoar naquele que é forte e não no fraco. Como se diz no mundo da razão: “o mundo é dos fortes”. Acreditamos no forte e não no fraco. No entanto, Deus aperfeiçoa seu poder a partir da fraqueza, no anormal, uma heresia universal (ironia). 
Em síntese, não podemos questionar a soberania de Deus em relação à interação com o ser humano. Não podemos, segundo a razão e a uniformidade universal de pensamento, dizer que Deus não tem agido ou trabalhado em nosso favor. Para Deus, razão não passa de estereótipo, aparência e ele não se limita eles. Deus faz aquilo que lhe apraz e como lhe apraz.
Portanto, quando olharmos para os problemas da vida e perguntarmos: onde está Deus ou por que não tem agido em meu favor? Somente será possível encontrar resposta se nos desprendermos de todas as construções racionais e nos desapegarmos das verdades antropológicas. Como na vida de Paulo, que o poder de Deus se aperfeiçoava na sua fraqueza, algo irracional, conosco não pode ser diferente, basta compreendermos isso pela fé.

Encontre Deus naquilo de mais estranho em sua vida. Encontre Deus em sua fraqueza. Encontre Deus para além do compreensível e palpável. Encontre Deus pela fé.